Sangramento pelo nariz: descubra quando é normal

O sangramento pelo nariz é algo relativamente comum, já que essa é uma região super vascularizada (com vasos sanguíneos), mas costuma gerar incômodo e em alguns casos pode ser um alerta de que algo não está bem no corpo. Então se você quer saber quando o sangramento pelo nariz é normal e quando deve ser investigado, confira o conteúdo que preparei hoje. Vamos lá?

O nome que damos para o sangramento que começa na mucosa nasal é epistaxe. Porém, o sangue saindo pelo nariz também pode ter outras origens que não a mucosa, como por exemplo os seios paranasais e a tuba auditiva (canal entre a faringe e o ouvido).

O sangramento normal do nariz acontece por traumas (por exemplo, quando a criança cai e bate o nariz no chão), no inverno, por conta de ressecamento nasal ou quando o paciente apresenta alguma inflamação local e até mesmo após uma cirurgia de desvio de septo, entre outros.

Separamos em dois tipos. Chamamos de “sangramento anterior” os que acontecem na parte da frente do nariz e representam pouco risco e “sangramento posterior” que são os que acontecem mais “no fundo” do nariz e que precisam de mais cuidado.

E eu quero falar hoje sobre os sangramentos posteriores, que acontecem em cavidades mais profundas do nariz e são os que precisam de uma investigação para descobrirmos as causas. São sinais de alerta:

Quando não há nenhuma causa aparente (Ex: Não bateu o nariz ou não arranhou)
Sangramento repetitivo (Por exemplo, acontece toda semana)
Muito sangue perdido por vez
Uso de anticoagulantes (Ex: Varfarina, Marevan, Xarelto, etc)
Histórico de doenças hemorrágicas na família
Outros sintomas associados, como fraqueza e surgimento de hematomas pelo corpo

O que esses sinais podem significar?

Algumas doenças hematológicas têm como um dos sintomas a hemorragia ou sangramento repetitivo. Um dos locais pode ser o nariz, sabia?

Leucemias, problemas de coagulação e anemias são as principais investigadas quando há o sangramento nasal sem causa aparente. Mas calma! Existem outras causas que podem ser o motivo, ok?

Um problema arterial, por exemplo, ou até mesmo algum medicamento específico que o paciente esteja fazendo uso no momento podem ser o motivo.

Mas sabemos que com saúde não se brinca e existe o que chamamos de choque hemorrágico, quando a perda de sangue é tão grande que coloca a vida em risco. Viu como um sangramento no nariz pode ser apenas consequência de um clima seco ou até algo grave?

Por isso o importante é:

O sangramento é intenso? Não parou depois de uma ou duas repetições? Você está se sentindo fraco ou com outros sintomas? Então uma avaliação médica é fundamental.

Se tiver alguma dúvida, é só deixar nos comentários. Sou médica hematologista e atendo pacientes a partir dos 16 anos em Londrina e Apucarana. Para consultas em Londrina ligue para (43) 3372-2500. Em Apucarana o número é (43) 3422-0836. WhatsApp apenas para agendamento: (43) 99187-9191.