Idoso com dor nas costas: o que pode ser?

Se você acompanha meus conteúdos por aqui já sabe que sou hematologista, certo? E quando falamos em hematologia, muita gente pensa que as doenças relacionadas são apenas as mais “óbvias” do sangue, como as anemias.

Porém, isso não é verdade e hoje vou te falar sobre um caso que às vezes o paciente nem imagina que o tratamento é feito pela minha especialidade. Dor nas costas de idoso: você já pensou o que pode ser?

Depois dos 65 anos, quando chegamos na chamada terceira idade, é preciso estar atento aos sinais de que algo não vai bem com nosso corpo. A lombalgia, famosa dor nas costas, pode ser “normal” ou um sintoma de algo mais grave. Quando a dor é intensa e associada a outros sintomas, é preciso investigar uma doença que já trouxe aqui para vocês: o Mieloma Múltiplo.

O mieloma é o câncer que atinge a medula óssea, que é nossa fábrica do sangue, e pode afetar além do sangue outras áreas do corpo como coluna vertebral, ossos da bacia, ossos dos braços, pernas e todo esqueleto em geral.

Os principais sintomas no idoso com Mieloma são:

Fadiga/cansaço
Dor na coluna que dura mais de um mês
Fraturas
Infecções de repetição ou que nunca melhoram.

Para diagnosticar a doença o médico investigará o histórico do paciente e solicitar uma série de exames como exames de sangue e urina com eletroforese de proteínas, Radiografias, tomografia do esqueleto e até ressonância em alguns casos., ressonância magnética, tomografia e exame de urina.

Caso a lombalgia seja realmente por conta de um quadro de Mieloma Múltiplo, o tratamento pode ser:

Quimioterapia
Hemodiálise, se a doença tiver acometido os rins
Cirurgias para correções ósseas
Radioterapia para controle da dor ou para fraturas que não podem ser corrigidas com cirurgia
Transplante de medula óssea, em alguns casos.

Mas calma! Nem toda dor nas costas do idoso é mieloma, ok? Existem dezenas de fatores que podem causar essa dor, assim como vários outros motivos para ela. Por isso o mais importante é buscar um médico de confiança para realizar a investigação dos sintomas – no primeiro momento pode ser o um bom clínico, um ortopedista ou o geriatria que acompanha o idoso e procurar o hematologista o quanto antes caso haja o encaminhamento ou caso os sintomas não estejam melhorando.

Se você precisa de uma consulta ou conhece quem precise, conte comigo! Atendo em Londrina e Apucarana. Para consultas em Londrina ligue para (43) 3372-2502. Em Apucarana (43) 3422-0836. WhatsApp apenas para agendamento: (43) 99187-9191.

Uncategorized

Onde foi parar minha independência?

Meu maior luto após o nascimento do meu primeiro filho foi a sensação de perda de liberdade. E na segunda viagem com gêmeos, o que

× Agende uma Consulta