Dra. Suelen Rodrigues Stallbaum – Hematologista Londrina, Apucarana, Maringá e região

Deficiência de vitamina D é anemia?

Falta de vitamina D, o que você sabe sobre o assunto? Hoje vou falar mais sobre isso, então se você tem alguma dúvida, não deixe de ler o conteúdo 🙂

Primeiro, vamos entender o que é a vitamina D para que todo o restante faça sentido.

Essa vitamina é um hormônio que tem relação com aproximadamente 270 genes, ou seja, é bem importante! Apesar de estar presente em alguns alimentos como peixes e queijos, a maior fonte de produção da vitamina D é a exposição solar – cerca de 90% da produção se dá dessa forma.

Como hoje em geral nós ficamos muito tempo em ambientes fechados e com luz artificial, a tendência é que cada vez mais pessoas apresentem deficiência de vitamina D, especialmente em áreas consideradas de baixa exposição ao sol, como o sul do Brasil..De fato isso é o que temos visto em resultados de exames. Por isso é importante ressaltar que devemos nos expor ao sol por cerca de 20 minutos por dia. Nem todo mundo consegue, não é?

A deficiência da vitamina D não é algo que apresenta sintomas específicos. Porém, dependendo do grau dessa deficiência podem surgir sim alguns sintomas como osteoporose. Alguns estudos recentes também começam a relacionar a falta da vitamina D com algumas doenças autoimunes, porém ainda não há comprovação.

Apesar de ser uma falta vitamínica no organismo, a deficiência de vitamina D não causa anemia ou nenhuma alteração no sangue.  

A anemia é uma condição que pode ser diversas origens, como diminuição dos níveis de ferro no organismo por falhas alimentares, mas também por conta de alguns fatores hereditários, como a talassemia e também de algumas doenças, como a anemia causada por doença crônica.

Se em um exame de sangue o paciente apresenta anemia (verificamos pelo número de glóbulos vermelhos) e falta de vitamina D, elas serão tratadas separadamente.

A vitamina D pode ser suplementada de forma simples, sempre com orientação médica, já que o excesso desse componente no sangue também pode ser perigoso!

Então não se assuste, se o seu exame vier com baixos níveis de vitamina D, você está dentro do esperado atualmente. O importante é suplementar para que não tenha prejuízos por conta dessa deficiência.

O ideal é sempre estar com seus exames em dia para acompanhar essas taxas no sangue. Sou hematologista e atendo em Londrina e Apucarana. Para agendar uma consulta comigo, em Londrina ligue para (43) 3372-2500  ou (43) 3422-0836 em Apucarana. WhatsApp apenas para agendamento: (43) 99187-9191. E se tiver alguma dúvida, deixe nos comentários! 🙂

 

4 comentários em “Deficiência de vitamina D é anemia?”

    • Obrigada Madalena!!! Que bom que gostou. Caso tenha um assunto do seu interesse nos avise para podermos
      Colocar em pauta . Grande Abraço, Equipe Dra. Suelen Stallbaum

  1. Depois que comecei tomar vit d comecei ter espinhas ….tem alguma relação mesmo ou foi só uma coincidência?

    • Oi Silmara. Vi que já nos falamos na página do Face . Obrigada por acompanhar nosso trabalho !
      Abraços, Equipe Dra Suelen Stallbaum

Os comentários estão encerrado.