Hipercalcemia maligna: Qual a relação com pacientes oncológicos?

Será que o excesso de cálcio no sangue pode ter relação com câncer? Ficou confuso? É paciente oncológico ou tem alguém próximo em tratamento? Então hoje vou te explicar sobre o que é a hipercalcemia maligna.

Esse nome complexo – hipercalcemia maligna – é uma condição em que o paciente apresenta excesso de cálcio no sangue (hipercalcemia) e ela é maligna quando está relacionada a algum câncer. E é importante que a gente fale sobre isso, porque essa alteração no sangue não é rara e porque muitos pacientes usam suplementos à base de cálcio sem saber o risco que correm nesses casos!

E por que isso acontece? Quando precisamos nos atentar?

Esse quadro surge nas seguintes situações: quando as células cancerígenas produzem substâncias que estimulam a liberação de cálcio dos ossos para a corrente sanguínea ou quando elas produzem hormônios semelhantes ao paratormônio (PTH), que aumentam a absorção de cálcio pelos ossos.

Além disso, existe uma terceira causa para o surgimento da hipercalcemia maligna: Quando há o aumento da 1,25 vitamina D. Pois é! Existem tumores como os linfomas que produzem vitamina D e isso retira o cálcio dos ossos e envia para o sangue. Opa, percebeu aqui outro risco de reposição de vitaminas?

Quando a hipercalcemia maligna manifesta sintomas, os mais comuns são:

• Náuseas e vômitos.
  • Dor abdominal.
  • Urinar com frequência
  • Espasmos musculares/tetania
  • Confusão mental
  • Dor de cabeça
  • Constipação

E será que todo câncer pode fazer esse quadro?

Os tipos de câncer que podem causar hipercalcemia maligna são diversos, mas os principais são: mieloma múltiplo, linfoma, leucemias, câncer de mama e de pulmão. A hematologia infelizmente desponta nessa possível complicação.

Existe o risco dos sintomas da hipercalcemia serem confundidos com os da própria doença, por isso é tão importante realizar exame de sangue para medir níveis de cálcio, fósforo, vitamina D e PTH.

O tratamento da hipercalcemia maligna envolve, além do tratamento do câncer, o tratamento para reduzir o nível de cálcio no sangue e prevenir complicações, reposição de líquidos, e em casos mais graves até hemodiálise para filtrar mais rápido o sangue e eliminar esse excesso de cálcio.

Então já sabe, né? É super importante estar sendo acompanhado por uma equipe que vai cuidar do paciente de forma integral e avaliar os sintomas não olhando somente para a doença, mas também para outras condições que podem surgir.

E aí, você tem alguma dúvida sobre hipercalcemia maligna? Me conte nos comentários!

Dra. Suelen Stallbaum⠀
Hematologista (CRM/PR 30.829 RQE 21.929)⠀