Doenças hematológicas que todo urologista e ginecologista devem conhecer

 Ei colega urologista ou gineco. O post de hoje é para você!

Para o paciente, o melhor é sempre ter uma equipe trabalhando em conjunto. E o cenário é ainda melhor quando um especialista consegue encaminhar e estar atualizado junto com outro. 

Então, hoje eu quero falar sobre algumas doenças dentro da hematologia que são bem importantes que todo urologista e ginecologista conheça, assim conseguimos trabalhar de forma mais otimizada. 

Anemia: Com certeza é a alteração mais conhecida dentro da hematologia e pode ocorrer em várias doenças, como câncer de rim e doenças renais crônicas, além de também surgir especificamente nas mulheres em caso de sangramento uterino anormal (SUA), miomas uterinos ou deficiência de ferro na gravidez. E nos idosos sempre lembrar do Mieloma Múltiplo pedindo a eletroforese de proteínas, combinado?

Trombose venosa profunda (TVP): A TVP é a formação de um coágulo sanguíneo em uma veia, geralmente nas pernas. E por que é importante que outros especialistas conheçam? Na urologia e na ginecologia ela pode aparecer no pós-operatório de procedimentos urológicos e ginecológicos.

Na obstetrícia, a trombose é um dos grandes medos, porque a gestação é uma situação de alto risco para tromboses e complicações na gestação. As possíveis complicações além das específicas da trombose são: Pré Eclâmpsia e Síndrome HELLP, restrição de crescimento fetal, parto prematuro e, de forma mais grave, o óbito fetal e até materno.

Púrpura trombocitopênica idiopática (PTI): A PTI é um distúrbio em que o sistema imunológico ataca as plaquetas, resultando em uma diminuição do número desse componente no sangue. Essa condição pode levar a distúrbios de coagulação e aumentar o risco de complicações hemorrágicas em pacientes urológicos que necessitam de cirurgia ou procedimentos invasivos e causar sangramentos anormais. E na ginecologia podemos ter sangramentos vaginais intensos, o que pode afetar o ciclo menstrual e a qualidade de vida da mulher.

Existem outras condições, como distúrbios hemorrágicos relacionados a defeitos nos fatores de coagulação que podem ser herdados ou adquiridos como a hemofilia, doença de Von Willebrand, coagulopatia da cirrose e outros que são investigados e tratados também pelo hemato e que podem causar complicações em pacientes urológicos e em mulheres com doenças ginecológicas.

É importante lembrar que durante uma investigação hematológica também podemos levantar suspeitas de doenças relacionadas a outras especialidades e o paciente será devidamente encaminhado, numa eficaz via de mão dupla. É interessante para todos os lados que o acompanhamento seja multidisciplinar e por isso, colegas, tenham um hemato para chamar de seu! 

Dra. Suelen Stallbaum⠀
Hematologista (CRM/PR 30.829 RQE 21.929)⠀

📱Agendamentos, ligue para (43) 3372-2500 no Centro de Oncologia⠀
(43) 3361-0111 Reumato Clínica
(43) 3027-2975 Clínica Cen

WhatsApp (43) 99187-9191

Uncategorized

Onde foi parar minha independência?

Meu maior luto após o nascimento do meu primeiro filho foi a sensação de perda de liberdade. E na segunda viagem com gêmeos, o que

× Agende uma Consulta