Remédios tóxicos para a medula óssea: existem? E o que fazer?

Recebi essa pergunta de uma seguidora e resolvi vir responder para todo mundo que tiver a mesma dúvida. Será que o uso de medicamentos pode trazer risco para a medula óssea?

Vem que eu te explico!

Sim, alguns medicamentos podem causar o que chamamos de mielotoxicidade.

A medula óssea é responsável por produzir nossas células do sangue, então quando algo vai errado com ela, podemos ter a redução no número de glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas, o que traz várias consequências para o nosso corpo.

Mas, quais medicações podem ser tóxicas para a medula óssea?

• Antibióticos: Oi? Antibióticos? Sim! Vários tipos de antibióticos podem causar mielotoxicidade para algumas pessoas. Um dos mais comuns é o famoso Bactrim.

Quimioterapia: Os medicamentos usados na quimioterapia afetam o corpo como um todo e vários deles atacam a própria medula óssea.

• Imunossupressores: Alguns medicamentos usados para doenças autoimunes, como o metotrexato, também podem afetar a medula óssea.

• Medicamentos para tratamento de HIV: Alguns inibidores da transcriptase reversa, tipo de medicamentos usados para HIV podem também causar mielotoxicidade.

• Medicamentos para o coração: Alguns medicamentos utilizados no tratamento de doenças cardíacas, como a amiodarona, também podem afetar a medula óssea.

• Analgésicos comuns: Sim, a sua dipirona pode causar dificuldade de produção da medula óssea. Mas nada de pânico, ok?

No caso do relato da seguidora, a toxicidade foi causada por um protocolo usado para tratar Hepatite Auto-imune, que entra na categoria dos imunossupressores.

Mas, o que pode ser feito?

Ao iniciar o tratamento com qualquer medicamento que possa ser tóxico para a medula óssea, o paciente deverá fazer um acompanhamento periódico para monitorar como estão as células sanguíneas e, caso seja vista qualquer alteração, precisaremos suspender o tratamento com o medicamento inicial e substituí-lo ou alterar a dose. E quando nos deparamos com um paciente com alteração no hemograma, precisamos sempre perguntar sobre todos os remédios que o paciente está usando ou usou recentemente.

Podemos tratar a toxicidade com medicamentos e até transplante de medula em alguns casos, sabia? Por isso é importante que todo tratamento não seja feito sem acompanhamento médico!

E aí, você já sabia disso? Tem alguma dúvida? Me conte aqui nos comentários.