Dra. Suelen Rodrigues Stallbaum – Hematologista Londrina, Apucarana, Maringá e região

Trombofilia: Conheça os mitos e verdades

Um assunto que sempre está nas dúvidas aqui das redes sociais e também no consultório é a trombofilia, ou seja, a predisposição em ter trombose, que é um problema de coagulação no sangue e possível obstrução de vasos sanguíneos. Já falei dela algumas vezes por aqui, mas muitos mitos ainda são espalhados por aí e eu fico preocupada com informações erradas sobre saúde.

Por isso hoje separei alguns mitos e verdades sobre trombofilia. Vamos lá?

Trombofilia impede a gravidez

Mito. Sem dúvidas esse tópico é bastante polêmico.

O que quero deixar bem explicado é que a mulher que não consegue engravidar, o motivo nunca será a trombofilia, ok? Agora, se o problema são complicações já na gestação, aí sim pode ter relação com a trombofilia.

A mulher com fatores genéticos que levem à trombofilia pode – e deve – fazer acompanhamento com hematologista e ginecologista para evitar complicações e ter uma gravidez normal.

Viagens longas pedem cuidado

Verdade. Durante viagens longas, seja de avião, carro ou ônibus, somos impedidos de nos movimentarmos com a frequência adequada e por isso a circulação sanguínea é afetada. Para pacientes que apresentam trombofilia, o ideal é viajar com meia elástica e, se possível, fazer pausas e pequenas caminhadas, mesmo que seja apenas pelo corredor do avião.

Trombofilia é só genética

Mito. A trombofilia não tem apenas uma causa. Ela pode acontecer por conta de uma mutação genética, hereditária ou não, mas também por outros fatores, como obesidade, problemas cardíacos, diabetes e também o uso de alguns medicamentos. Ou seja, trombofilia é tudo o que aumenta o risco de trombose, seja um fator do próprio corpo ou algum evento externo que acontece em nossas vidas.

Trombofilia pode causar aborto

Verdade. Apesar dessa afirmativa ser verdadeira, é importante não causar pânico ou alarde em cima dela. Isso porque nem toda mulher com predisposição para trombofilia de fato terá a condição e, mesmo que tiver, nem sempre isso causará um aborto, ok?

Quando a trombofilia causa o aborto, o que é acontece é que a circulação do sangue que vai até a placenta é interrompida, o que faz com que as veias da placenta entupam , ela se desloque antes da hora, e falte oxigênio para o feto. Mas nem toda trombose de placenta é trombofilia. Viu como é complexo? Então sempre consulte um hematologista para saber certinho qual o seu caso e cuidado ao repassar informações sobre o assunto.

Trombofilia pode virar câncer

Mito. Não existe a relação da trombofilia gerar o câncer. O que existe, e por isso pode ocorrer confusão, é que o câncer é um tipo de trombofilia porque as alterações que ocorrem no corpo da pessoa com câncer aumentam o risco de trombose (ou seja, isso é uma trombofilia, certo?). Mas o contrário NÃO é verdadeiro. Quem tem trombose ou trombofilia não tem risco aumentado de ter ou virar um câncer.

Ficou com alguma dúvida? Deixe nos comentários! Agora, se você precisa de uma consulta, sou médica hematologista com consultório em Londrina e Apucarana. Para consultas em Londrina ligue para (43) 3372-2500. Em Apucarana o número é (43) 3422-0836. WhatsApp apenas para agendamento: (43) 99187-9191. Até mais 🙂

4 comentários em “Trombofilia: Conheça os mitos e verdades”

    • Bom dia!
      Pacientes com trombofilia sempre devem passar por avaliação com hematologista antes de procedimentos cirúrgicos ou situações de risco para trombose.
      Att,
      Dra Suelen Stallbaum

  1. Olá, eu tenho a mutação Mthfr c677t homozigoto. É considerada trombofilia? Perdi um bebê com 16 semanas e 4 dias (aborto retido) antes de saber que tinha essa mutação. Em uma futura gravidez devo usar anticoagulante?

    • Olá [email protected]
      Não, a mutação do MTHFR não faz parte do grupo das trombofilias.
      Mas se você teve uma perda com 16 semanas, existem outras causas a serem investigadas.
      Podemos agendar uma consulta para avaliar melhor seu caso, combinado?

      Att.
      Dra. Suelen

Os comentários estão encerrado.