O que são doenças autoimunes: entenda mais do assunto!

Imagine que em um campo de batalhas, um soldado vai atirar em um  inimigo e acaba atingindo seu próprio companheiro. Essa situação ilustra bem o que são as doenças autoimunes.

O termo ainda gera bastante dúvidas: por que elas surgem? Quais são? Têm cura?

Então acompanhe o conteúdo de hoje que vou te explicar mais sobre o assunto!

A doença autoimune surge por um erro do sistema imunológico que passa a atacar células saudáveis do corpo.

Nosso sistema imunológico é responsável pela defesa contra agentes externos e também células cancerígenas ou algum corpo estranho (como órgãos transplantados que podem ser rejeitados).

Quando o sistema imunológico entende que os tecidos saudáveis do próprio corpo estão sendo uma ameaça (e isso acontece por uma “confusão”) é o que chamamos de reação autoimune. Ou seja: passamos a produzir anticorpos que atacam as células saudáveis, dando início às famosas doenças autoimunes.

Doenças autoimunes

Existem centenas de doenças que se encaixam nessa categoria, sendo algumas mais conhecidas do que outras.

Diabetes tipo 1: No diabetes tipo 1, o sistema imunológico passa a produzir anticorpos contra as células do pâncreas que produzem insulina.

Lúpus eritematoso sistêmico: Uma das doenças autoimunes mais complexas, o lúpus é o ataque do sistema imunológico contra ele mesmo, afetando tecidos de todo o corpo.

Doença celíaca: Já ouviu falar em glúten? Essa proteína é responsável por “ativar” a doença nos celíacos, que passam a ter reações intestinais e em outros órgãos também.

Esclerose múltipla: Quando o sistema imunológico destrói a camada protetora dos nervos, passa a haver uma falha de comunicação entre nervo e cérebro.

Anemia Hemolítica Autoimune: Essa é uma doença autoimune hematológica.  Um tipo de anemia autoimune que ocorre quando os anticorpos passam a destruir os  glóbulos vermelhos do sangue.

Púrpura Trombocitopênica Imune: Outra doença autoimune hematológica bastante comum. Ocorre quando o corpo passa a produzir anticorpos contra as plaquetas.

Sintomas e diagnóstico

Como você viu, podem surgir doenças autoimunes relacionadas aos mais diversos locais do corpo. Por isso os sintomas também são muito variados. O mais importante é ressaltar que sempre que algo não vai bem com o corpo durante dias, é preciso buscar avaliação médica.

O diagnóstico das condições autoimunes pode ser complexo. Se inicia pelo exame clínico, depois são solicitados exames de sangue. É comum que nesses exames sejam avaliados anticorpos específicos e também uma taxa que chamamos de VHS: velocidade da hemossedimentação, que ajuda a identificar possíveis inflamações pelo corpo.

Tratamento

A maior parte das doenças autoimunes são o que chamamos de doenças crônicas. Ou seja, elas duram meses, anos ou até a vida toda.

Mas isso não quer dizer que o paciente vá sofrer a vida toda. Controlando a doença conseguimos proporcionar muitas vezes vida normal e uma doença “adormecida”.

Ficou com alguma dúvida ou tem uma doença autoimune e quer compartilhar sua experiência? Deixe aqui nos comentários! Sou médica hematologista com consultório em Londrina e Apucarana. Para consultas em Londrina ligue para (43) 3372-2500. Em Apucarana o número é (43) 3422-0836. WhatsApp apenas para agendamento: (43) 99187-9191. Até o próximo conteúdo!