Dra. Suelen Rodrigues Stallbaum – Hematologista Londrina, Apucarana, Maringá e região

O que altera no meu sangue quando estou grávida?

“O que muda no sangue quando a mulher está grávida?” Achei esse tema suuuper pertinente ao momento que estou vivendo. E aí, você gestante ou que é mamãe, sabe o que muda no seu sangue durante a gravidez? Vem comigo que vou te explicar!

Alteração do volume do sangue

Pensa só: estamos gerando uma (ou duas no meu caso!) nova vida. O coração precisa bombear mais sangue para o corpo e como consequência, precisa de mais sangue. Por isso, temos o aumento do volume do sangue, mas na prática o que aumenta é líquido, então o sangue fica mais diluído.

Maior chance de anemia

Por conta do aumento do volume do sangue e da maior demanda, elementos como o ferro podem se diluir mais facilmente e não ser encontrado nas concentrações adequadas. Além disso, a mãe está fornecendo nutrientes para o bebê e por isso durante a gestação aumentam as chances de anemia ferropriva ou por carência de vitamina B12, por exemplo.

Aumento dos glóbulos vermelhos

A função principal dos glóbulos vermelhos (eritrócitos) é transportar oxigênio para as células do corpo. Papel importante, né? E como aumenta a necessidade de oxigênio no corpo da mulher, temos um maior número de glóbulos vermelhos também. Esse aumento pode chegar a 30%. 

Leucócitos também aumentam

Os leucócitos, chamados de glóbulos brancos, são responsáveis pelo nosso sistema imunológico, ou seja, nos defendem dos “invasores”, como nos casos de infecção.

Na gestação, o número de leucócitos também pode aumentar e chegar até em torno de 15.000/mm3, especialmente no segundo e terceiro trimestres. Porém é sempre importante ficar de olho para descartar infecções caso a contagem de leucócitos fique muito alta ou a gestante tenha algum sintoma infeccioso.

Em casos específicos, quando há predisposição genética, também podem haver quadros de trombose por conta da alteração da coagulação sanguínea. 

Em um simples hemograma o seu obstetra poderá identificar alterações que sugerem que você precise de um acompanhamento também de um hematologista. Por isso o pré-natal é tão importante!

Você já sabia sobre essas alterações? Compartilhe com uma grávida para ela entender um pouco mais sobre as mudanças que estão acontecendo.

 

Dra. Suelen Stallbaum⠀
Hematologista (RQE 21.929)⠀
📱Londrina ligue para (43) 3372-2500 no Centro de Oncologia⠀
(43) 3361-0111 Reumato Clínica
(43) 3027-2975 Clínica Cen

WhatsApp (43) 99187-9191