Ultimamente, muito tem se falado sobre imunidade. Mitos e verdades sobre imunidade, como “Imunidade baixa facilita a chegada de novas doenças e infecções”. “Precisamos cuidar da nossa imunidade!”.
Você com certeza já ouviu alguma dessas frases, não é?
Mas, o que é a imunidade e o que de fato é verdade ou mito em meio às muitas informações que recebemos?
Vamos começar lembrando que nosso sistema imunológico é a defesa do nosso organismo e ele é formado por diversos componentes, como leucócitos de vários tipos, anticorpos, algumas enzimas com função de destruição de bactérias, sem falar em barreiras físicas como a própria pele, etc.
O principal objetivo do sistema imune é defender nosso corpo contra os “invasores”, microorganismos, como os vírus, por exemplo.
A imunodeficiência (ou “imunidade baixa”) existe quando esses componentes sofrem algum tipo de alteração.
Quais são os sinais de que algo não vai bem com a imunidade?
-> Infecções repetidas (uso de antibióticos várias vezes no ano, por exemplo)
-> Problemas respiratórios contínuos
-> Diarréias crônicas
-> Doenças autoimunes
-> Alergias severas
E o que são mitos e verdades sobre imunidade?
Existem soluções que podem ajudar a “aumentar a imunidade”
Mito. A primeira coisa que precisamos ter em mente é que o conceito de aumentar a imunidade é bastante errado. O que se faz é tratar o que está desregulando o sistema imunológico, para que ele volte ao normal.
Shots de imunidade, “bombas da imunidade” e alimentos milagrosos, não funcionam cientificamente. Pode ser que eles não te façam mal (embora alguns até possam causar sobrecarga ao rim e fígado, por exemplo), mas não podem ser tomados com o objetivo de trabalhar o sistema imunológico.
A pessoa pode nascer com problemas de imunidade
Certamente uma verdade. É o que chamamos de imunodeficiência primária, ou seja, alguma condição que vem desde o nascimento por conta de um erro na formação do nosso sistema imune. Neste caso, o tratamento e acompanhamento será justamente dessa condição que causa a alteração imunológica.
Reposição com vitaminas podem ajudar
Verdade. Diferente dos shorts milagrosos, por meio de exames conseguimos identificar se há deficiência de vitaminas no corpo e consequentemente suplementar.
Vacinas podem sobrecarregar o sistema imunológico
Mito. Infelizmente, embora tantas informações estejam disponíveis, ainda existe um movimento antivacina que é muito perigoso.
As vacinas são seguras e isso já foi comprovado por muitos estudos científicos. Para se ter ideia, cada ciclo de vacinação não aciona nem 0,1% do sistema imune, como mostrou um estudo clássico de 2002 publicado no periódico Pediatrics da Associação Americana de Pediatria.
As vacinas, na verdade, são fundamentais para o fortalecimento e desenvolvimento da imunidade.
Enfim, existem diversas outras lendas urbanas como alimentos que aumentam a imunidade que não têm fundamento científico.
E você, qual a lenda que já ouviu? Conta aqui nos comentários pra gente corrigir as informações. 😉
Para agendamento de consulta ligue em Londrina para 43 3372-2500. Em Apucarana 43 30340789 ou envie um WhatsApp para 43 99187-9191. O número de WhatsApp é válido tanto para Londrina, quanto para Apucarana.
Abraços e se cuidem!