Febre pode matar? Entenda a neutropenia febril

Febre pode matar? Esse é o tema dessa semana. Vamos aprender?

Durante o mês de junho estamos falando sobre essas emergências oncológicas. Já falamos sobre Hipercalcemia maligna e Síndrome de Lise Tumoral. Hoje, para dar sequência, quero te explicar sobre outra emergência onco-hematológica,  a Neutropenia Febril. Só pelo nome provavelmente você não tenha ideia do que eu estou falando, né?

Ué, não era febre que mata? Calma, vamos chegar lá! Mas antes, vamos entender mais sobre o assunto?

Os neutrófilos são um tipo de leucócitos – as células do sistema imunológico. São eles os principais responsáveis por proteger, detectar e combater invasores em nosso organismo, como vírus e bactérias.

Neutropenia é o nome que damos ao quadro em que há diminuição de neutrófilos. Consideremos neutropenia níveis abaixo de 1500/µL, sendo casos muito graves abaixo de 500/µL.  E para entender, precisamos lembrar o que são neutrófilos.

Quando essas células estão em uma contagem muito baixa, quer dizer que estamos com pouca – ou nenhuma – proteção contra infecções.

Agora que já entendemos o que é um quadro de neutropenia, vamos falar mais sobre a neutropenia febril?

Pacientes oncológicos são pacientes que apresentam a imunidade comprometida por uma série de fatores, seja pela própria doença que baixa a imunidade como as que afetam a medula e células de defesa, pelo tratamento quimioterápico ou até mesmo em alguns casos por um transplante de medula óssea.

Por isso, estamos sempre cuidando para evitar o surgimento de infecções e tentar ao máximo proteger o sistema imunológico.

Quando o paciente em tratamento quimioterápico faz febre, é sempre um sinal de alerta! Se a febre é igual ou maior que 38ºC é preciso fazer um exame de sangue para investigar o número de neutrófilos e investigar uma possível infecção.

A neutropenia febril é um quadro comum que surge por consequência da quimioterapia, atingindo a maioria dos pacientes em algum momento do tratamento. E dizemos que é a “febre que mata” pois os pacientes com neutropenia febril se não tratados com urgência e não começarem o antibiótico o quanto antes correm risco de vida e infelizmente muitas vezes podem morrer.

Além disso, pacientes com leucemia, mieloma múltiplo e linfomas já são grupo de risco para surgimento de um quadro de neutropenia febril.

Diagnóstico

Para investigar e realizar o diagnóstico, é preciso um exame de sangue para contagem de neutrófilos, mas também um exame físico bastante minucioso para encontrar o foco da infecção: garganta, local de inserção de cateter, corte, fundo de olho, pulmão, períneo.

Tratamento

O tratamento será feito de acordo com a gravidade do paciente. Se houver, junto com a neutropenia, presença de hipotensão (pressão arterial baixa), desidratação, pneumonia ou outro sinal de gravidade, é recomendado a internação.

Em todos os casos serão realizados hemogramas para acompanhar o número de neutrófilos e o paciente deverá ser acompanhado de perto e usar antibióticos potentes.

A neutropenia febril é uma das emergências oncológicas pois se não tratada rapidamente, pode comprometer todo organismo com a infecção e lavar o paciente a óbito, sendo, inclusive, uma das principais causas de morte durante o tratamento oncológico.

Por isso é preciso estar atento aos exames laboratoriais e a sinais que muitas vezes são ignorados pelo próprio paciente.

Você já tinha ouvido falar sobre essa emergência oncológica? Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Me conte nos comentários!

E você, colega médico, já investigou ou tratou quadros de neutropenia febril? Quais foram os maiores desafios?

Dra. Suelen Stallbaum⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Hematologista (RQE 21.929)⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀