Dra. Suelen Rodrigues Stallbaum – Hematologista Londrina, Apucarana, Maringá e região

Entenda o que é fator Rh

Quando perguntam qual seu tipo sanguíneo, você responde com uma letra seguida de “positivo” ou “negativo”, certo? Mas você sabe de onde vem essa segunda característica? 

Hoje vou te explicar sobre o que é o fator Rh e o papel dele. Primeiro, vou começar com uma parte histórica, olha só! 

De forma bem resumida, os tipos sanguíneos podem nos dizer se o sangue de duas pessoas é compatível. em 1900, o médico austríaco Karl Landsteiner notou que quando juntamos amostras de sangue de pessoas diferentes dois resultados poderiam ocorrer:

  • Os sangues se misturavam sem problemas
  • Os sangues não se misturavam, havendo uma intensa destruição das hemácias (glóbulos vermelhos) e formação de coágulos.

Nesse segundo caso, o experimento mostrava que existia a incompatibilidade sanguínea. Foi a partir daí que o Dr. Landsteiner descreveu a classificação ABO de tipos sanguíneos, usada desde então. Décadas depois, ele descobriu outro fato importante relacionado ao sangue: através de experimentos envolvendo macacos, descobriu-se que mesmo pertencendo ao mesmo tipo (A, B, O ou AB), amostras de sangue permaneciam incompatíveis graças a um fator que poderia ser positivo ou negativo. A partir daí surgiu o fator Rh do sangue.

O que é fator Rh?

O fator Rh é um antígeno que pode estar presente ou não. Essa informação é bastante importante, porque em caso de necessidade de transfusão, o paciente com fator Rh negativo não poderá receber sangue de uma pessoa do mesmo grupo sanguíneo, mas com fator Rh positivo. 

Caso haja transfusão com incompatibilidade, temos um quadro grave de destruição das hemácias transfundidas. Essa reação é uma emergência médica, que pode evoluir para coagulação do sangue dentro dos vasos sanguíneos por todo o corpo, choque circulatório, insuficiência renal aguda e morte.

Além disso, em pacientes grávidas com sangue fator negativo e marido com sangue positivo, é preciso já saber dessa informação antes da gestação ou logo no início. Isso porque caso o bebê herde o Rh positivo do pai e o sangue entre em contato com a corrente sanguínea da mãe, o sistema imunológico materno pode reagir como se o feto fosse um “invasor” e produzir anticorpos contra o fator Rh dele. É o que chamamos de Eritroblastose fetal, mas isso é história para outra conversa. 

Viu só como o fator Rh não é só um símbolo no tipo sanguíneo? Você já sabia dessas informações? Me conte nos comentários e compartilha para mais gente ficar sabendo!

👩🏻‍⚕️Dra. Suelen Stallbaum⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Hematologista (RQE 21.929)⠀⠀⠀⠀⠀⠀
📱Londrina ligue para (43) 3372-2500 no Centro de Oncologia⠀⠀⠀⠀⠀⠀
(43) 3361-0111 Reumato Clínica.⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Apucarana (43) 3034-0789⠀⠀⠀⠀⠀⠀
WhatsApp (43) 99187-919

2 comentários em “Entenda o que é fator Rh”

  1. A cerca de um mês e meio tenho orado pela vida da Dr Suellen que será quem vai cuidar da minha mãe que hoje sofre de MM. Ainda não a conheço mas vi depoimentos sobre ela que alegraram meu coração. Sei que é uma doença que não tem cura porém humanizar a trajetória do paciente e um ponto importante e tive o prazer de ver vários pacientes falando sobre esse acolhimento oferecido por ela.🙏

    • Muito obrigada, Simone. Que suas preces iluminem minhas mãos e meu julgamento para que possa proporcionar o melhor tratamento à sua mãe. E que quando essa pandemia passar, possamos nos conhecer e nos abraçar.

      Abraço virtual,
      Dra. Suelen

Os comentários estão encerrado.