Dra. Suelen Rodrigues Stallbaum – Hematologista Londrina, Apucarana, Maringá e região

Covid-19 é uma doença hematológica?

“Hey people”, já começamos no inglês pra mostrar pro povo que aqui a gente vai trazer artigos “in english”, combinado?

Falando sério, agora. Hoje inauguro com vocês uma nova série aqui nas redes sociais direcionada ao público de profissionais da saúde. O objetivo aqui é falar sobre avanços nos conhecimentos sobre fisiopatologia e novos tratamentos das doenças, tudo baseado em evidências científicas. 

Nesses casos muitas vezes não conseguimos fugir dos artigos em inglês, pois as informações com melhor nível de evidência científica são aqueles de artigos replicados em vários centros ao redor do mundo, e como a linguagem de divulgação científica mais usada é o inglês, as referências apresentadas serão em inglês. Eu farei minhas considerações e em alguns casos pequenos resumos dos artigos em português, mas se vocês quiserem se aprofundar no assunto e ver de onde eu tirei as referências e as minhas conclusões e, por que não, questioná-las também, terão o artigo referenciado para as consultas, ok?

Estou começando essa série, se vocês tiverem sugestões de mudanças no formato, estou 100% receptiva. 😉

Então vamos começar de uma vez.

Em tempos de coronavírus o primeiro post não poderia ser diferente. Mas o foco aqui é a hematologia, então vamos juntar as 2 coisas. Você recebeu em alguma rede social essa notícia “COVID-19 não é uma doença respiratória e sim sistêmica/hematológica!”? Oi? 

Hoje falaremos sobre um artigo que tem causado “burburinho” até entre os médicos por dizer que a COVID-19 é uma doença hematológica/sistêmica. E de onde surgiu essa (des)informação? Um artigo chamado “COVID-19: Attacks the 1-Beta Chain of Hemoglobin and Captures the Porphyrin to Inhibit Human Heme Metabolism” que em tradução livre seria: “COVID-19: Ataca a cadeia Beta-1 da Hemoglobina e captura a porfirina para inibir o metabolismo do Heme humano”. Resumo bem resumido, o artigo fala sobre um modelo de simulação em computador que concluiu, ENFATIZANDO, através de simulação computacional que algumas proteínas do vírus SARS-CoV-2 (orf1ab, ORF10 e ORF3a) poderiam atacar o heme na cadeia beta-1 da hemoglobina, para dissociar o ferro do heme e formar porfirina, e outras proteínas (ORF8 e glicoproteína de superfície) poderiam se ligar à porfirina livre. Ou seja, proteínas virais podem se ligar à porfirina e atacar a hemoglobina. Isso poderia explicar o porquê da hipóxia grave de alguns pacientes. Tudo isso baseado no campo das ideias, pois se trata apenas de um modelo computacional. Não existe nenhuma prova de que isso de fato aconteça.

 Através dessa hipótese computacional devemos fazer estudos, e o próprio artigo cita isso na conclusão, para verificar se isso de fato acontece. Não vou nem comentar (mentira tô comentando) que o artigo vai além e ainda diz que supostamente a interação da cloroquina com essas proteínas poderia inibir a ligação de E2 e ORF8 à porfirina e impedir orf1ab, ORF3a e ORF10 de atacar o heme para formar a porfirina. Se nem a análise computacional da hipótese é confirmada, imaginem a de que a cloroquina de fato teria essa ação. Mas a meu ver o melhor do artigo é esse trecho da sua conclusão: “This paper is only for academic discussion, the correctness needs to be confirmed by other laboratories. We look forward to a laboratory that can prove whether this theory is wrong or correct from the following experiments…”, traduzindo: “Este artigo é somente para discussão acadêmica, a veracidade precisa ser confirmada por outros laboratórios.

 

Estamos ansiosos para que um laboratório possa provar se essa teoria é correta ou errada através dos experimentos propostos…”. Ou seja, o próprio artigo encerra (e se você é daqueles que só lê resumo e conclusão veria isso) dizendo que precisa ser confirmado se o que eles propuseram no computador ocorre na vida real e tem gente, irresponsavelmente, divulgando esse artigo como a verdade do momento e propondo tratamentos baseado nesse artigo. (smile vergonha). Então se você repassou essa notícia, corrige aí repassando essa informação, que tal? E se você já estava esperto e não caiu nessa de repassar como verdade aquilo que não se sabe, repassa também para conscientizar outros profissionais da saúde. Pode ser?

 

Referências:

Liu wenzhong, Li hualan. COVID-19: Attacks the 1-Beta Chain of Hemoglobin and Captures the Porphyrin to Inhibit Human Heme Metabolism

Martha Mariana Arruda. SO, COVID-19 IS A HEMATOLOGICAL DISEASE?