Dra. Suelen Rodrigues Stallbaum – Hematologista Londrina, Apucarana, Maringá e região

Como se preprar para a quimioterapia?

A quimioterapia é um processo que costuma trazer muitas dúvidas e também medo, principalmente em relação aos efeitos colaterais. Eu sei bem disso porque todos os dias parte do meu trabalho é explicar da melhor forma para o meu paciente como será o seu tratamento e o que esperar dele.

Mas algo que pouca gente fala – e que sempre explico em consulta – é sobre os cuidados no preparo para a quimioterapia. O que deve ser feito antes de iniciar seu tratamento ou antes de uma sessão de quimio? Vem comigo que vou falar sobre isso!

  1. Faça uma consulta odontológica 

Ao iniciar o preparo para a quimioterapia, é bastante importante que o paciente faça uma consulta com o dentista. Isso porque é comum que os efeitos da quimio atinjam a saúde bucal, causando boca seca, alteração no paladar e problemas na gengiva.

 

Com a saúde bucal em dia, podemos diminuir as chances de alguns problemas surgirem, como infecções que inclusive podem ser motivo para atraso no tratamento oncológico.

 

  1. Fortaleça seu emocional

Não é fácil receber o diagnóstico de câncer e passar por todas as etapas com o mesmo ânimo do início do tratamento. Medo e ansiedade são sentimentos comuns. Por isso, o tratamento com uma equipe multidisciplinar é tão importante. Contando com apoio psicológico, é possível fortalecer o emocional nesse momento.

 

  1. Tire suas dúvidas com a equipe

A melhor forma de se sentir preparado para iniciar a quimioterapia é tirando todas suas dúvidas com a equipe médica e de enfermagem. Saiba o que você deve esperar e, mais do que isso, confie em quem estará te auxiliando durante o tratamento.

 

  1. Adapte sua rotina

A equipe médica e de enfermagem prepara os pacientes para os efeitos prováveis da quimioterapia e é justamente por conta desses efeitos que é preciso adaptar sua rotina.
Foque na qualidade de sono, realize atividade física moderada com acompanhamento de um profissional, evite aglomerações e períodos longos sem se alimentar.

 

  1. Evite comer em locais desconhecidos

Como  o sistema imune fica deficiente durante o tratamento oncológico, é preciso tomar cuidado com vírus e bactérias. Por isso, evitar comer em locais que você não conhece a procedência é bastante importante, assim como não comer alimentos crus que você não sabe como foram manipulados.

 

Todo tratamento é um processo individualizado, mas contar com uma equipe de confiança, tirar suas dúvidas com seu médico e seguir algumas orientações torna o preparo para a quimioterapia um pouco mais leve e consequentemente o tratamento também.

 

Tem alguma dúvida sobre o assunto? Me conte nos comentários e não esqueça de compartilhar esse texto com outras pessoas, ok? 

Aqui no meu blog você encontra diversas outras informações sobre hematologia e oncologia também! 

Dra. Suelen Stallbaum⠀
Hematologista (RQE 21.929)⠀

📱Londrina ligue para (43) 3372-2500 no Centro de Oncologia⠀
(43) 3361-0111 Reumato Clínica.⠀
Apucarana (43) 3034-0789⠀
WhatsApp (43) 99187-9191